
No mês de Setembro são realizadas diversas ações para conscientizar a população brasileira sobre a importância da discussão sobre o tema suicídio, pensando nisso, a equipe BNE Imprensa Jovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Augusto Breves, teve a iniciativa de realizar a Campanha #EuMeImporto, produzindo um vídeo e divulgando em suas redes sociais, com intuito de ajudar pessoas com pensamentos suicidas.
A equipe, sob orientação da Professora Adriana Landin, realizou diversas pesquisas a cerca do tema, pois enxergaram a oportunidade de contribuir por meio do projeto de Educomunicação, para apoiar as ações do Setembro Amarelo.
Após pesquisas, colocaram a mão na massa e realizaram a construção do roteiro, divisão de tarefas, filmagem, edição e divulgação do vídeo nas redes sociais, o processo levou aproximadamente dois meses.
Os estudantes também tiveram a colaboração de diversos funcionários da escola, que ao serem informados sobre a produção da Campanha, puderam contribuir participando da produção audiovisual, incluindo a diretora da unidade escolar, Maria Tereza Gelain, apoiando durante todo o trabalho.
Pelo fato de ser um assunto tão delicado, o tema suicídio é um grande tabu para a sociedade, mas se faz necessário mobilizar pessoas para trazer esse assunto para discussão, em busca de soluções, na tentativa de conter o crescente número de casos que vem ocorrendo em nosso país.
Estudantes que participaram da produção:
- Amanda Camili Cuer – 11 anos
- Bruna Isabelly Souza Santos 15 anos
- Camily Santos Dias – 15 anos
- Fabiano de Souza Santos – 11 anos
- Gregory Yuri Santos Silva – 14 anos
- Guilherme Rodrigues da Silva – 15 anos
- Gustavo Rodrigues da Silva – 13 anos
- João Enrique Barbosa Santos Alves – 14 anos
- Julia Soares da Silva – 14 anos
- Luana Pereira da Silva – 11 anos
- Maria Eduarda Ramalho da Silva – 13 anos
- Naomi Yumi Ishii Calisto – 13 anos
- Nicolly Alves da Costa Gomes – 15 anos
- Sarah Jheniffer Marcelino Soares – 14 anos
Prof. Responsável: Adriana Landin