No último dia 20 de agosto de 2025, os estudantes da EMEF Capistrano de Abreu, localizada na Vila Itaim, em São Miguel Paulista, gravaram um vídeo especial. A produção marcou o encerramento do projeto Dança Coletiva na Escola (inspirada em FlashMob), que é tradição anual na unidade desde 2018.
O projeto contou com a participação de mais de cem estudantes, principalmente do 9º ano, que foram responsáveis pela criação da coreografia, escolheram as músicas, planejaram os movimentos e ensinaram os passos para os colegas. Todo o processo foi acompanhado pela professora de Arte da escola, Joslane Reguini de Sousa.
A iniciativa busca valorizar o protagonismo juvenil, incentivando autonomia, criatividade e cooperação entre os alunos. Ao mesmo tempo, o projeto fortalece a autoestima e o sentimento de pertencimento à escola. Segundo a professora Joslane, o sonho de unir música e dança nasceu de um pedido dos próprios estudantes e se transformou em uma atividade aguardada por todos a cada ano letivo.
Um dos pontos fortes do projeto é a inclusão, uma vez que estudantes com deficiência e alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participam ativamente e encontram no espaço da dança uma forma de expressão e integração, criando um ambiente acolhedor e promovendo o respeito às diferenças.
A Dança Coletiva também tem inspiração na proposta da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Unesco, especialmente ligada ao objetivo de Paz, Justiça e Instituições Fortes. Para os alunos do 9º ano, a atividade faz parte do currículo de Arte, estimulando a reflexão crítica sobre temas contemporâneos e o trabalho em equipe.
A cada edição, o projeto cresce em alcance e significado dentro da escola. Desde o início do ano, os estudantes já perguntam se haverá a dança coletiva, mostrando o quanto a atividade se tornou parte da identidade da comunidade escolar.
Educadores e estudantes acreditam que a experiência pode servir de exemplo para outras escolas, levando a arte, por meio da dança, e demonstrado que é possível transformar o ambiente escolar em um espaço mais inclusivo, afetivo e motivador para todos.


