Com apoio da professora Maria Eunice Cabral, a jovem Eloá Maiara Marques encontrou na literatura um refúgio para expressar vivências e transformar realidades.
“Minhas poesias, Minha essência”. Assim se chama o livro de poesia lançado por Eloá Maiara Marques Correa, de 16 anos, ex-estudante da EMEF Euzébio Rocha Filho, da DRE São Miguel. O lançamento aconteceu no início deste mês, durante o Dia da Família da unidade, e foi marcado por emoção, alegria e celebração da arte produzida pela estudante no período em estava na EMEF e que está inspirando toda a comunidade escolar.
A vocação literária de Eloá foi fortalecida pelo incentivo da professora Maria Eunice Cabral e o apoio de seus familiares. Sua trajetória como poeta e ativista cultural já ganhou destaques em outros momentos: ela venceu por três anos consecutivos o Slam Escolar, além de ter sido finalista do Slam Interscolar da Guilhermina em 2023 e 2024, usando suas palavras para retratar vivências, lutas e potências da periferia.
No livro, ilustrado pela irmã Sophia Marques Correa, ainda estudante da EMEF Euzébio, e orientado pelo professor Erico Alves de Oliveira, Eloá mescla poesia e artes visuais, simbolizando a força criativa das juventudes periféricas.
Mais do que uma obra literária, sua trajetória é um manifesto de resistência e empoderamento, mostrando como a literatura pode ecoar vozes marginalizadas e transformar comunidades.