CEFAI/DREMP realizou Encontro Formativo para qualificar atendimentos

A Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, por meio do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), realizou no dia 29 de janeiro de 2026, no CEU Parque São Carlos, o Encontro Presencial da Formação Continuada do Projeto REDE. A atividade reuniu cerca de 200 Auxiliares de Vida Escolar (AVEs) e 13 profissionais das equipes de Supervisão Técnica (ST) e do Núcleo Multidisciplinar (NMD), com o objetivo de promover a reflexão coletiva sobre a execução do projeto no apoio às crianças e estudantes público da Educação Especial, em consonância com a Política Paulistana de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva.

A programação teve início com um momento de acolhimento e sensibilização, conduzido pela arte-educadora Telma Fernandes, por meio de um monólogo inspirado no livro Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. A atividade possibilitou reflexões sobre dignidade, cuidado, proteção, escuta ética, autonomia e inclusão no cotidiano escolar, fortalecendo o compromisso com práticas educacionais inclusivas.

Na sequência, ocorreu a abertura institucional, feita pela coordenadora do CEFAI- MP Eunice Sousa Nascimento, com a apresentação da equipe do CEFAI São Miguel, seguida da contextualização do Projeto REDE no âmbito da Rede Municipal de Ensino. O momento destacou os princípios da Política Paulistana de Educação Especial e as orientações da Instrução Normativa SME nº 14/2025, que fundamentam a atuação dos profissionais da Educação Especial nas unidades educacionais. Contamos com a presença da Marineusa Medeiros da Silva, representante da DIEE – Projeto REDE.

Dando continuidade à programação, foram abordados o fazer pedagógico e a importância da atuação dos profissionais da Educação Especial, com ênfase no papel da Auxiliar de Vida Escolar (AVE). A atividade contou com uma proposta interativa por meio da ferramenta Mentimeter, a partir de questões sobre os desafios enfrentados pelas AVEs no contexto escolar e estratégias para o fortalecimento da comunicação no ambiente de trabalho. As contribuições dos participantes subsidiaram uma abordagem dialogada sobre atribuições, funções, limites e atuação ética da AVE, com foco na promoção da autonomia dos estudantes, na participação ativa no cotidiano escolar e no trabalho colaborativo com as equipes das unidades educacionais.

O encontro foi avaliado de forma positiva pelos participantes, que destacaram a relevância dos temas abordados, a clareza quanto às atribuições dos AVEs e a importância do diálogo e da troca de experiências como fundamentos para o fortalecimento das práticas inclusivas. Como encaminhamentos, foram apontadas a ampliação de ações formativas envolvendo diferentes segmentos das unidades educacionais e o planejamento de novos encontros com foco em estratégias práticas para a promoção da autonomia dos estudantes

ODS 3 - Saúde e Bem-Estar
ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação
×