A Avaliação Contínua da Aprendizagem para o 2º ano do Ensino Fundamental faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Seus resultados podem colaborar a repensar ações de (re)planejamento, seguir ou mudar a rota de aprendizagem, de acordo com as necessidades de cada turma e de cada estudante, além de indicar novas políticas públicas voltadas para a alfabetização.
Como ela está organizada?
1. Áreas avaliadas
o Língua Portuguesa (Leitura);
o Escrita;
o Matemática.
2. Função
o Diagnóstica: identifica habilidades consolidadas e dificuldades;
o Formativa: orienta o planejamento pedagógico, mostrando o que precisa ser retomado ou aprofundado;
o Inclusiva: garante que cada criança seja acompanhada de perto, respeitando o ritmo individual.
3. Resultados
o Servem de base para replanejamento das aulas;
o Contribuem nos relatórios da escola e da Secretaria Municipal de Educação;
o Não têm caráter classificatório (não reprovam o aluno), mas ajudam a prevenir o fracasso escolar e distorção idade-ano.