Avaliação Contínua da Aprendizagem para o 2º ano

Avaliação Contínua da Aprendizagem para o 2º ano do Ensino Fundamental faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Seus resultados podem colaborar a repensar ações de (re)planejamento, seguir ou mudar a rota de aprendizagem, de acordo com as necessidades de cada turma e de cada estudante, além de indicar novas políticas públicas voltadas para a alfabetização.

Como ela está organizada?

1. Áreas avaliadas

o Língua Portuguesa (Leitura);

o Escrita;

o Matemática.

2. Função

o Diagnóstica: identifica habilidades consolidadas e dificuldades;

o Formativa: orienta o planejamento pedagógico, mostrando o que precisa ser retomado ou aprofundado;

o Inclusiva: garante que cada criança seja acompanhada de perto, respeitando o ritmo individual.

3. Resultados

o Servem de base para replanejamento das aulas;

o Contribuem nos relatórios da escola e da Secretaria Municipal de Educação;

o Não têm caráter classificatório (não reprovam o aluno), mas ajudam a prevenir o fracasso escolar e distorção idade-ano.

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